quinta-feira, 13 de março de 2008

anti-bullying

Bullying é um tipo de agressão que se manifesta de várias maneiras:
- Psicológica
- Física
- Verbal
- Rumores pejorativos
- Assédio
- Exclusão social
- Intimidações
- Criticas

Este tipo de agressão é mais verificado pelos seguintes motivos e situações:
- Na escola, com muita frequência entre alunos, professores e funcionários: existem rivalidades entre alunos, a necessidade de descarregar a sua raiva, ou mesmo por terem umas mentes maldosas.
- No local de trabalho, o bullying é muito comum em pessoas que têm algumas rivalidades, problemas pessoais, competição...
- Por vezes, aplicam-se alcunhas maldosas e com a intenção de gozar algumas pessoas que pode ter a ver com questões de raça, dinheiro, constituição física…

As agressões podem ser:
- ataques físicos repetidamente
- espalhar rumores
- desrespeitar
- fazer comentários pouco educados
- chantagem
- agredir psicologicamente
Ass: (a nossa laia)
Actualmente falar de violência escolar é também falar de bullying.
O termo bullying foi cunhado por Dan Olweus numa das suas investigações sobre tendências suicidas em adolescentes. Bullying é toda a violência não física, todo o tipo de agressão e condutas verbais, desde os simples insultos, a fazer piadas e gozar com a criança, o uso de alcunhas cruéis, ridicularizar, etc..
Bullying é uma forma de pressão social que acarreta, por vezes, traumas muito importantes na vida dos alunos que são sujeitos diariamente a este tipo de maus-tratos.
As várias manifestações de Bullying:
v Bullying Físico – Bater, agredir, dar pontapés, empurrar, dar encontrões e puxões
v Bullying Verbal – Ameaçar, arreliar e fazer comentários agressivos.
v O que Não se deve fazer – Incentivar a criança a ser assertiva, a desvalorizar o que aconteceu, a ser indiferente às agressões e incentivá-la a fazer de conta que não é incomodado com as agressões.
v O que se Deve fazer – Estar atento e intervir no sentido de fazer parar o comportamento da criança que atormenta o seu filho. Falar com o seu filho e com os colegas dele para tentar perceber se ele está a ser vítima de Bullying. Explicar-lhe que é natural sentir medo e vergonha, mas que deve ser capaz de falar sobre o que está a acontecer para que o possam ajudar.

Ass:(ela,tu e eu)

9º Pontapé - Bullying