quinta-feira, 13 de março de 2008

Actualmente falar de violência escolar é também falar de bullying.
O termo bullying foi cunhado por Dan Olweus numa das suas investigações sobre tendências suicidas em adolescentes. Bullying é toda a violência não física, todo o tipo de agressão e condutas verbais, desde os simples insultos, a fazer piadas e gozar com a criança, o uso de alcunhas cruéis, ridicularizar, etc..
Bullying é uma forma de pressão social que acarreta, por vezes, traumas muito importantes na vida dos alunos que são sujeitos diariamente a este tipo de maus-tratos.
As várias manifestações de Bullying:
v Bullying Físico – Bater, agredir, dar pontapés, empurrar, dar encontrões e puxões
v Bullying Verbal – Ameaçar, arreliar e fazer comentários agressivos.
v O que Não se deve fazer – Incentivar a criança a ser assertiva, a desvalorizar o que aconteceu, a ser indiferente às agressões e incentivá-la a fazer de conta que não é incomodado com as agressões.
v O que se Deve fazer – Estar atento e intervir no sentido de fazer parar o comportamento da criança que atormenta o seu filho. Falar com o seu filho e com os colegas dele para tentar perceber se ele está a ser vítima de Bullying. Explicar-lhe que é natural sentir medo e vergonha, mas que deve ser capaz de falar sobre o que está a acontecer para que o possam ajudar.

Ass:(ela,tu e eu)

1 comentário:

Porcelain disse...

Tantas vezes este tipo de agressões ocorre e as pessoas nem se apercebem... acham normal... não só o agressor como a vítima.

Como em quase todos os problemas, o primeiro passo para a sua resolução é a tomada de consciência do problema enquanto tal e logo em seguida não ter medo nem vergonha de contar, pois só assim se consegue ajuda...