quarta-feira, 7 de novembro de 2007

É nos meios urbanos que a obesidade infantil é mais frequente. No entanto, a ruralidade também não mostra um cenário diferente. As estatísticas dizem que, a nível nacio­nal, 31,5% das crianças entre os 9 e os 16 anos são obesas ou sofrem de excesso de peso. E daqui sobressai uma conclusão: é preciso agir. Caso contrário, a esperança média de vida destes miúdos vai ser ainda mais curta do que aquela que a geração adultos tem neste momento.
A obesidade nas crianças é causada pelo facto das crianças não serem activas, não praticarem desportos e estarem sempre em frente ao ecrã. Este problema é agravado pelo facto das crianças comerem cada vez mais fast food com muitas gorduras e não terem uma alimentação saudável e equilibrada.
O tratamento da obesidade infantil é difícil e a sua taxa de sucesso é de apenas os 15%. Primeiro, porque nem sempre é fácil a uma criança perceber as razões da dieta, e estar motivada para abdicar do que gosta; depois, porque os pais, afirmam os especialistas, também não são "a melhor ajuda". Não há medicação que se possa fazer nestes casos, já que os fármacos estão todos desaconselhados em crianças.
O que fazer então????

Ass: (a nossa laia)

1 comentário:

Porcelain disse...

Há tanta coisa gira para fazer sem ser jogar computador e ver TV... os jogos de futebol de que os meninos tanto gostam, por exemplo... ah!! E representar peças de teatro, então?? ;-D Ah, e, já agora, estudar também é uma boa forma de queimar açúcares... o nosso cérebro é um grande comsumidor de açúcares e dar-lhe trabalho é contribuir para a boa forma física!! Lembrem-se: um corpo são não tem futuro se não albergar uma mente sã!!

Bjinhos!!